Sangramento nasal

http://bbel.uol.com.br/upload_2009/conteudo/sangramento_nariz.jpg
Sangramento nasal - Sangramento pelo nariz é frequentemente devido a lesão dos vasos sanguíneos. O sangramento pode afetar todas as idades, mas são duas vezes mais comuns em crianças do que em adultos. Quando os vasos sanguíneos do nariz são lesados devido ao trauma ou uma doença existente, eles podem sangrar. O sangramento é geralmente limitado a uma narina. Se existe trauma severa no nariz ou em alguns tipos de distúrbios de sangue ambas as narinas podem sangrar.

Causas
Trauma ou lesão do nariz, o que é causado pela infecção nasal ou dos seios nasais (cavidades no osso do rosto); assoar nariz em excesso; pressão alta não controlada; problemas de sangramento ou de coagulação; tumor; uso de cocaína; uso de medicamentos esteróides nasais tópicos; membrana mucosa seca devido a baixa umidade.

Sintomas
Sangue pingando do nariz; sangue no papel higiênico após assoar o nariz; gosto de sangue na boca sem enxergá-lo.

Diagnosticos
É facilmente diagnosticada quando a pessoa relata sangramento do nariz, ou o sangue é visto durante o exame físico.

Tratamentos
O tratamento do sangramento depende da causa e da gravidade. Para epistaxe leve, apertar o nariz pode ser suficiente para parar o sangramento. A pessoa que tem sangramento de repetição ou sangramento que não pára necessitam de tratamento específico. O médico deve examinar o interior do nariz para achar a fonte do sangramento para determinar a melhor forma de pará-lo. Tamponar o nariz com gaze ou algodão pode frequentemente parar a epistaxe, pelo menos temporariamente. Se o sangramento foi devido ao trauma simples, esta geralmente é o único tratamento necessário. quando o tampão for removido, o sangramento geralmente termina. Se tamponar o nariz não parar o sangramento, anestesia tópica e medicamento tópico para contrair os vasos sanguíneos podem ser dados. A seguir, o médico olhará dentro do nariz. Se o médico puder ver o vaso rompido, ele pode ser cauterizado (queimado) aplicando um eletrodo elétrico para parar o sangramento. Algumas vezes a fonte do sangramento não pode ser visto facilmente. Nestes casos, um tubo especial é inserido dentro do nariz para permitir uma visão melhor. O vaso pode ser cauterizado através do tubo se necessário. Se a causa de sangramento for problema de sangue ou de coagulação, algumas vezes as transfusões ou medicamentos podem resolver o problema. Se a causa é um tumor, a cirurgia para sua remoção pode ser necessária.